top of page

Um novo conceito de vitória

  • Foto do escritor: IPRO
    IPRO
  • 13 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura


por: João Godoy

IPRO | Mídias Sociais




Texto: João 18: 1-11


O que define uma pessoa vitoriosa de acordo com a Palavra de Deus? Alguém bem sucedido financeiramente, com muitas posses e bens? Alguém que goza de perfeita saúde? Alguém com diplomas e acervo intelectual?

Não, não necessariamente. Jesus nos mostra que podemos ser mais que vencedores, mesmo em meio às perdas e aflições da vida. Por meio de sua vida e ensino, ele define um novo conceito de vitória. Vejamos a seguir.


Rumo ao caminho da cruz, do sofrimento, da rejeição e dor, Jesus não volta atrás, mesmo tendo poder para isso. Ele contraria seu próprio querer em prol da vontade do Pai. Ele nos mostra que vitória nem sempre consiste em mudar as circunstâncias. Vitória é aprender a lidar com o inevitável, nos contentarmos com a vontade de Deus, mesmo quando ela contrasta com a nossa.

Existem situações onde o Senhor não irá operar milagres, porém, por meio destas irá tratar nossa vida interior. O próprio Jesus aprendeu o significado de plena obediência pelas coisas que sofreu. Situações que nos ensinarão a viver pela fé. Ele quer nos conduzir a vivermos pelo que não se vê, pois o que se vê é passageiro, mas o que não se vê, é eterno.


Esta vida pela fé envolve riscos, mas Jesus nos ensina que vitória é assumir o risco da verdade, mesmo quando isto é perigoso para mim.

Ele demonstra que para que outros possam viver, vale a pena morrer. Para que outros possam sorrir, vale a pena chorar. Para que outros encontrem salvação, vale a pena renunciar nosso orgulho, vontade e anseios passageiros.

Vitória é ser fiel até a morte e morte de cruz, se preciso for. Pois aquele que quiser ganhar a sua vida, a perderá, mas aquele que perder a sua vida em favor de Cristo e do evangelho, a salvará!


Logo, uma vida de vitória não envolve viver para mim, para beneficiar a minha pessoa, mas para abençoar aqueles que estão ao meu redor, mesmo que estes não mereçam. Vitória é preocupar-se com os outros, mesmo que o natural seja cuidar de si mesmo. O próprio Cristo não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Sendo assim, no fim das contas, vitória se resume a fazer a vontade do Pai, mesmo quando esta não coincide com a minha. E só pode fazer isto quem está ligado na Videira, quem está em constante e profunda comunhão com Cristo. Sem ele, nada podemos fazer; porém uma vez que permanecemos nele, daremos frutos de um amor puro e verdadeiro, glorificando ao nosso pai que está nos céus. Que assim seja, amém!


ความคิดเห็น


© 2024

 por Igreja Presbiteriana Renovada Osasco

bottom of page