top of page

Guiados pelo Espírito

  • Foto do escritor: IPRO
    IPRO
  • 19 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura


por: João Godoy

IPRO | Mídias Sociais



Texto base: João 14:26


Todo ser humano possui uma voz dentro de si, um testemunho interior lhe direcionando ao caminho que deve seguir. Porém, desde que a humanidade se afastou de Deus, por causa do pecado, esta consciência foi deturpada e já não funciona como deveria.


A Bíblia nos relata como a consciência do homem sem Deus, é fraca, má, contaminada e cauterizada. Ela atua da mesma forma que uma bússola com defeito, nos conduzindo a caminhos que, a princípio, podem parecer bons, porém, terminam em morte.


Essa mesma consciência quebrada que nos afasta do Altíssimo, pode nos prender a jugos humanos que valorizam mais tradições religiosas do que a Palavra de Deus, nos fazendo “cumprir” leis que nem o Senhor ordenou, assim como Paulo, que no início de sua caminhada, considerava ser justa a forma impetuosa como perseguia os cristãos. O caminho que seguia parecia-lhe correto e sua consciência lhe impelia a cumprir a “vontade” que julgava ser de Deus.


Porém, uma vez transformado pelo Espírito Santo, Paulo reconhece que não poderia ser capaz de se justificar ou mesmo de se diagnosticar sozinho, sendo agora convencido de seu pecado, da justiça e do juízo de Deus e tendo uma consciência limpa diante do Senhor, poderia não só viver pelo Espírito, mas caminhar e ser guiado por Ele!


Por ser uma caminhada e não somente um passo ou uma decisão, é que Jesus nos ensinou que a jornada da vida com Cristo, consiste em etapas, exemplificando através da “porta e caminho”, ambos estreitos, por sinal. Pois a salvação se dá uma única vez, porém, é preciso desenvolvê-la. Nosso espírito é unicamente recriado, entretanto, nossa alma precisa ser transformada e nosso corpo, subjugado.


Essa correção do Espírito sobre nós não é fácil ou agradável, porém, é necessária! Seu alerta sobre nós, principalmente, em relação ao pecado, se dá muitas vezes, através da culpa, não para nos condenar, mas para nos instruir a mudar de direção.E ao contrário do que muitos pensam, não devemos suprimí-la ou ignorá-la, mas devemos antes, nos livrarmos do pecado que gera a culpa e deixar essa tristeza nos conduzir ao arrependimento. Lembrando que todo aquele que confessa os seus pecados e os abandona, encontra misericórdia!


Portanto, precisamos nos atentar e discernir a voz do Senhor que muitas vezes, fala conosco como um sussurro suave nos conduzindo a veredas planas. A bíblia é um desses instrumentos com o qual Ele nos “fere” a fim de curar.

Ela é a Espada do Espírito que por vezes, não será agradável para nossa natureza caída, porém, se nossos pais terrenos nos repreenderam como lhes parecia melhor, quanto mais o Pai das luzes, não nos disciplinará para nosso bem, a fim de que tenhamos uma boa consciência e participemos de sua santidade?



Comments


© 2024

 por Igreja Presbiteriana Renovada Osasco

bottom of page