top of page

Criando filhos para além do cativeiro

  • Foto do escritor: IPRO
    IPRO
  • 11 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura


por: João Godoy

IPRO | Mídias Sociais




Texto: Êxodo 1:12 / 2:1-10


Diante da crueldade e corrupção deste mundo, muitas pessoas e casais podem pensar: Por que ter filhos neste mundo tão caído e em tão difíceis circunstâncias? Joquebede e Anrão, pais de Moisés nos mostram o como e o porque.


O povo de Israel foi para o Egito para fugir da fome, lá cresceu, se desenvolveu e infelizmente veio a ser subjugado pelo Faraó que os afligiu de forma astuta e maligna. Ele amargou a vida dos israelitas com dura servidão e lhes tirou a perspectiva. Porém, mesmo em meio a esse contexto, muitos não perderam a esperança, continuaram a ter filhos e clamavam ao Senhor em alta voz.


Nisto, temos o relato de Joquebede, a qual estava cativa, mas não gerou filhos para o cativeiro, elas os criou para além das circunstâncias de dor e aflição.

Ela assim o fez tendo um coração cheio de fé e esperança no Senhor. Ela e seu marido, Anrão, geraram e criaram seus filhos por que tinham fé na soberania de Deus. Apesar de ser escrava, tinha fé que Deus iria mudar a história da nação, logo, o lugar que deveria ser o fim de Moisés, tornaria-se o lugar onde Deus iria iniciar o plano de redenção para Seu povo.

Deus conduziu todas as coisas a fim de aquele que foi tirado das águas pudesse tirar Seu povo do Egito.


Moisés, mesmo vivendo parte considerável de sua vida no palácio de Faraó, veio a se tornar o libertador de Israel por causa dos princípios e valores que aprendeu quando ainda criança, na casa de sua mãe biológica. Anos mais tarde, a semente que foi plantada deu fruto quando ele recusou os prazeres e riquezas do Egito a fim de sofrer junto com o povo de Deus em vista da sua Recompensa.

Entenda que a fase mais importante para a educação de uma pessoa é a sua infância. E além de inteligência financeira, escolar e emocional, ela precisa ser educada espiritualmente também. Joquebede talvez não soubesse das possíveis implicações, mas fez o possível para criar e instruir seu filho no temor do Senhor.


Ela entendeu que seus filhos não pertenciam a ela, mas antes ao Senhor. Por isso, Deus a honrou, permitindo que seus três filhos viessem a se tornar líderes para o pastoreio do povo e a glória do Pai.

Portanto, sejamos exemplos de fé para nossos filhos. Que eles possam olhar para nós e testificar em nossas ações o que sai dos nossos lábios. Tal como Paulo afirmou na carta aos filipenses, que possamos também afirmar à seguinte geração: “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”


Comments


© 2024

 por Igreja Presbiteriana Renovada Osasco

bottom of page